Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Luz sobre a Idade Média (Régine Pernoud) - Download ebook

Autor: Edson   |   11:30   5 comentários


"Idade das trevas" ou "época de obscurantismo" são alguns dos slogans que mais ouvimos nas escolas quando o tema é sobre a Idade Média.

A historiadora francesa Régine Pernoud, em seu livro Luz sobre a Idade Média, mostra um panorama muito diferente do que aprendemos desse período de coragem, Fé, aventuras, castelos, reis, nobres e camponeses que, embora a legenda negra, tanto fascinaram a imaginação em nossa infância. Quantas vezes peguei minha irmã caçula brincando de princesa no quarto com suas bonecas.

Este livro revela toda a riqueza do período medieval e aspectos menos conhecidos nossos como o interesse às ciências e à medicina que tiveram grande desenvolvimento nesse período.
Para fazer download da obra, clique com o botão esquerdo do mouse no link abaixo e escolha a opção para salvar o arquivo em seu computador. Ótima leitura a todos.


5 comentários:

Sem dramas. Os árabes mantiveram a tocha acesa, e a reforma acabou de vez com a homogeneidade da ignorância européia.
Não importa se vai me moderar, a história que nos chegou é a HISTÓRIA que não tem argumentos para ser 'revisionada', digamos assim.

Graças a Deus, os escolásticos perderam o 'sêlo' para os crentes. Por incrível que pareça, mal menor para o futuro da humanidade.

A Idade Média foi uma época cheia de luz e não de trevas, criou os hospitais(os monges), as universidades(gratuitas), lançou as bases dos direitos universais dos homens(os frades), desenvolveu as artes(os góticos), a filosofia(os escolásticos), educação(jesuitas) e a música(Hildegard von Bingen, Palestrina)os erros que nela houveram não foram maiores do que muitos erros cometidos na modernidade.
Marcelo

Se os árabes mantiveram a tocha "acesa" e a reforma acabou de vez com a "ignorância" europeia, então pergunto ao anônimo super sábio: porque os revolucionários de 1789 mataram tanto? Como ocorreu a primeira grande guerra mundial? Como o nazismo, o comunismo e o fascismo cometeram tantas misérias e genocídios, males nunca antes conhecido até então? Suas afirmações, anônimo, só provam que és um grande consultou dos ignorantes: por acaso você estudou "história" com os livros do PNLD? Ou se entregou sem reservas a Voltaire, que só destilava ódio pela Igreja mesmo gozando das grandes conquistas cristãs.

Brilhante postagem! Como tantos outros, porém ignorados, este livro servirá aos que buscam a Verdade!

Grato pela a disponibilidade do Livro. a Idade Media foi um período muito importante pois nasceram grandes surgimentos.