Como presente de natal ao povo brasileiro, o presidente Lula aprovou, ao assinar o decreto 7037/09, o malfadado terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, mais conhecido pelas suas siglas iniciais PNDH 3.
No dia 22 de fevereiro deste ano, Paulo Vannuchi, Secretário Especial dos Direitos Humanos e principal coordenador redatorial do programa, fez uma palestra para um seleto público sobre as diversas polêmicas causadas pelo projeto. Tal palestra foi transmitida ao vivo pela internet e se encontra disponível no youtube.
Nesta série de artigos, serão publicados os vídeos da conferência com alguns comentários introdutórios.
Antes de mais nada, alguns detalhes sobre o palestrante.
Paulo de Tarso Vannuchi foi membro da Ação Libertadora Nacional, ALN, organização guerrilheira - fundada por Carlos Marighella depois de voltar de Cuba - que se auto definia como:
"Somos guerrilheiros, terroristas e assaltantes e não homens que dependem de votos de outros revolucionários ou de quem quer que seja para se desempenharem do dever de fazer a revolução. O centralismo democrático não se aplica a Organizações revolucionárias como a nossa." (Fonte: Marxists Internet Archive)
A ALN cometeu vários crimes: assassinatos, inclusive de próprios ex-membros, assaltos a bancos e sequestros.
Para demais informações sobre o Ministro, ver o site da Presidência, onde a participação de Vannuchi na ALN não é mencionada.
Segue o primeiro vídeo com a apresentação de Vannuchi por Nabil Bonduki.
0 comentários:
Postar um comentário