O filósofo e colunista da Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé (foto ao lado), participou de uma sabatina Folha/UOL no dia 27 de outubro último.
Pondé, com quem não posso dizer que concordo em tudo, falou especialmente sobre o "politicamente correto" e como isso "acabou se transformando numa espécie de censura" e, no fundo, "uma espécie de patrulha". O "politicamente correto" criou um tal clima social que se "você quer difamar alguém, você chama de conservador".
Mas o que mais me pareceu bem pensado, foi quando Pondé disse que "ninguém quer ter preconceito hoje em dia, o único preconceito que no jantar inteligente é aceito é contra católico. Se você disser 'eu acho católico o fim da picada', tudo bem. Esse preconceito é uma coisa que é assumida entre todo mundo que se diz inteligente".
Alguém tem coragem de desmenti-lo?
Frase
"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2011
7 comentários:
Além disso nenhum, não podemos, em nenhum jantar educado de cidadãos 'bem-informados', esquecer de esculhambar evangélicos (que nós, genialmente iluminados, cremos ser um sinônimo para pentecostal, que cremos ser um sinônimo de igreja universal, que cremos ser a mesma coisa que os testemunhas de Jeová - que, claro, são os mais ortodoxos).
TODO TIPO DE PRAZER PRECISA SER FEITO .
SOMOS ATACADOS POR MOSTRARMOS QUE OS PRAZERES PODEM LEVAR PESSOAS À RUÍNA . E ENGRAÇADO : HA NOTICIAS BEM RECENTES QUE LI DE PESSOAS QUE SOFREM DE COMPULSAO SEXUAL , POR BUSCAREM PRAZERES NO SEXO !
Fiquei sabendo da existência do Pondé há poucos dias. Ele n é católico. Mas tem coisas que ele falou na entrevista no Roda Viva que eu concordo.
anônimo, jantares de gente inteligente e Católica, n se fala em hereges!
Respeito ...é tudo o que todas as religiões merecem . Sou católica , sempre fui e sempre serei !
Respeito ...é tudo o que todas as religiões merecem . Sou católica , sempre fui e sempre serei !
Efeito das três bizarras sessões de Assis.
Tambem acho q o sr Ponde' quis apenas fazer uma constatacao.Alias a observacao do comportamento e sua evolucao , as modificaoes do pensamento humano , sao funcoes de um filosofo.Sua atribuicao se baseia numa constatacao fria desses fenomenos. Em sua assertiva , ele nao coloca nenhum juizo de valor. Para ele pouco importa se catolicos sofrem preconceito.
Postar um comentário